top of page

6 tipos de cliente e o que esperar de cada um deles

Entender o que se passa na cabeça dos consumidores, é um verdadeiro desafio, mas algumas dicas podem lhe ajudar!


Elaborar um boa estratégia de venda para seus clientes, podem lhe ajudar com o atingimento das suas principais metas.

Um bom calendário comercial, com ações compatíveis para cada época (baixe o seu calendário de 2023 aqui) e entender como cada cliente funciona dentro do seu negócio, aumentam e muito as possibilidades de sucesso nas vendas.


E pra te ajudar, listamos aqui os 6 tipos de clientes:


Cliente Confuso:

Sabe o que quer, só que não consegue explicar aquilo que precisa ou deseja, é afobado e atrapalhado. Você precisa entender o que ele precisa e lhe mostrar o caminho para que a venda aconteça.


Cliente indeciso:

Um pouco preguiçoso, não sabe o que quer, e tem preguiça de pensar a respeito. Você precisa mostrar o caminho que ele deve seguir e em muitos casos, tomar a decisão por ele.


Cliente sem noção:

Faz diversas exigências impossíveis, e força a barra para conseguir o que quer. Mostre à ele que existem regras e as mesmas devem ser seguidas, mostre os benefícios dos produtos e as vantagens que ele pode receber.


Cliente desconfiado:

Quer que você fique distante e não documente nada da negociação. Negociações por telefone é tudo que ele almeja. Mantenha o controle e trace um plano para que a venda esteja em sua mão, não prometa nada que não possa ser cumprido, pois esse é o tipo de cliente que fará valer exatamente aquilo que você falou.


Cliente chorão:

Esse tipo não é tolo, muito esperto e tentará te espremer até a última gota. Trace um plano de oportunidades para atendê-lo, mostrando vantagens que podem satisfazer a vantagem desse cliente que sempre tem que sair ganhando.


Cliente dono da verdade:

Possuidor de todas as ideias boas do mundo, achando que somente ele pode propor algo bom. Entenda seu cliente e faça com que mesmo que a ideia seja sua, faça parecer que é dele.




Conhecer seus clientes é essencial para ter sucesso. Uma boa experiência para o seu cliente dentro do seu negócio, não somente faz vendas, mas pode lhe trazer boas indicações.

Uma das melhores formas de fidelizar clientes é estreitando os laços e a comunicação com eles. Para isso, você pode criar diferentes canais de contato e desenvolver uma estratégia de comunicação próxima ao seu público-alvo.


Isso permitirá adequar a sua abordagem para diferentes perfis de clientes, tornando-a mais efetiva e certeira.Tente conhecer melhor quem você atende!


Por hoje é só!

Abraços




Comments


bottom of page