top of page

A importância da marca para o seu negócio


Como construir uma marca de sucesso?


Para que um produto ou negócio tenha sucesso, alguns passos e estratégias devem ser seguidas, e uma delas é justamente a definição da marca do seu negócio.


A marca é o equivalente ao DNA do seu negócio, mas ela não é simplesmente um símbolo. Uma marca bem construída é muito além de um desenho, é nela que carrega todos os valores pensados para a sua empresa e tudo aquilo que você quer que o seu público veja sobre o seu negócio.



Mas como construir uma marca?

O empreendedor deve ter em mente tudo aquilo que ele quer que seu negócio seja amanhã, sim, pois quando pensamos em uma marca, pensamos não somente no presente, mas no futuro também.


É importante que ao abrir um negócio, você faça primeiro uma pesquisa de mercado para avaliar o seu público-alvo e mais as expectativas desse público em relação ao negócio que você quer abrir.


O empreendedor deve ter em mente tudo aquilo que ele quer que seu negócio seja amanhã, sim, pois quando pensamos em uma marca, pensamos não somente no presente, mas no futuro também.

Em como essa marca irá se relacionar com seus clientes e seus concorrentes.


Quanto ao desenho de sua marca, ele vai muito além de um logotipo, a imagem que se quer transmitir, os símbolos, e até mesmo as frases referentes ao seu negócio, fazem parte da sua marca.


Ter uma identidade visual e verbal bem definida, ajuda na consolidação e na lembrança da sua marca com o seu cliente.


Esta marca deve estar alinhada com todo o ambiente de seu negócio, sejam eles impressos ou digitais. Para que haja uma continuidade e seu consumidor, consiga identificar o seu negócio, mesmo quando não houver o seu logotipo nele.


Registro de marca

...é importante verificar junto aos órgão competentes.

Ao definir um nome e marca para o seu negócio, é importante verificar junto aos órgão competentes, se já não existe um outro concorrente com o mesmo nome.


Esta pesquisa é feita de forma simples no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no site do INPI, você terá cesso ao Guia Básico de Marca e a pesquisa de nomes.


Sempre é recomendável que procure a ajuda de um escritório especializado no registro de marcas, para que você faça o registro da sua marca. É através dela que você garante a exclusividade do nome que você registrou.



Mas porque uma marca é tão importante?


Uma boa marca, difere a sua empresa ou produto e o identifica no mercado.

Quando temos uma marca que transmite os valores empresariais, ela consegue fornecer uma identidade ao negócio e trazer para junto de si, os consumidores que se identificam não somente com aquilo que você vende, mas também com a ideia que quer passar.


E aí, está convencido de que ter uma marca é importante para o seu negócio?


Comments


bottom of page